Notícias

A atividade física e os seus benefícios

A prática de atividades físicas pode beneficiar todas as pessoas, além da oportunidade para diversão, estar com amigos e manter-se saudável e em forma.

A atividade física faz parte da natureza humana, com dimensões biológica e cultural. A prática de atividades físicas pode beneficiar todas as pessoas (jovens e adultos), além da oportunidade para diversão, estar com amigos e manter-se saudável e em forma.

Neste artigo você encontrará informações que o ajudará a compreender a importância da adoção de um estilo de vida ativo, bem como dicas e orientações para planejar seu dia-a-dia de maneira a contemplar atividades, hábitos e atitudes voltadas para a manutenção e melhoria da sua saúde.

Vamos conhecer mais sobre atividade física!

Atividade física: inclui a prática de esportes, ginástica de academia, caminhar, jardinagem, pedalar, subir escadas, dançar, correr, passear com o cachorro, fazer compras a pé, outros exercícios e qualquer outra atividade física.

Considere também, como atividades físicas, pedalar e caminhar para se deslocar de um lugar a outro, bem como as atividades recreativas mais ativas. Você sabe a diferença de atividade física e exercícios físicos?

Atividade Física: Defini-se como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso. Considerando as atividades ocupacionais (trabalho), atividades da vida diária (vestir-se, banhar-se, comer, outros), o deslocamento (para o trabalho, para a escola, outros) e as atividades de lazer (exercícios físicos, esportes, dança, artes marciais, outros)

Exercício Físico: Define-se como uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da condição física, de habilidades motoras ou a reabilitação orgânica funcional. Os exercícios físicos incluem atividades de intensidade moderadas ou vigorosas.

Intensidade da Atividade Física

Atividades de intensidade moderadas: semelhante a uma caminhada rápida. Essa intensidade fará você respirar mais rápido, sendo assim poderá achar difícil falar, contudo ainda deve ser capaz de manter uma conversa.

728x90 Super Banner - A atividade física e os seus benefícios

Atividades de intensidade vigorosa: como um jogo de futebol.

Para ser fisicamente ativo você precisa

Em pelo menos cinco dias da semana, fazer 30 minutos ou mais de atividades físicas moderadas, de forma contínua ou em duas sessões de 15 minutos. Ou Fazer três a cinco sessões semanais, com pelo menos 20 minutos de duração, incluindo exercícios físicos de intensidade vigorosa

Benefícios da Atividade Física

  • Mais saúde e disposição para realizar as tarefas do dia-dia
  • Aumento da resistência física e força muscular
  • Aumento da eficiência do sistema imunológico
  • Melhor qualidade do sono e maior grau de relaxamento
  • Redução nos níveis de ansiedade e controle do estresse
  • Aumento da auto-estima e auto-imagem
  • Ajuda na preservação da massa óssea, na função dos músculos e das articulações
  • Redução da gordura corporal e ajuda no controle do peso corporal
  • Redução da pressão arterial em repouso
  • Ajuda no controle do diabetes
  • Diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o “colesterol bom”)
  • Proporciona uma maneira fácil de compartilhar seus momentos com familiares ou amigos e fazer novas amizades
  • Previne e reduz os efeitos de doenças como: doenças do coração, osteoporose, deficiências respiratórias, problemas circulatórios

Dicas e Sugestões

A maioria das pessoas é capaz de melhorar sua saúde e qualidade de vida. Veja como:

  • A prática de atividades físicas pode ser facilmente introduzida na sua rotina diária. Para iniciar não é necessário estar em forma, ter roupas e equipamentos especiais, sair de casa ou dispor de muito tempo. Você só precisa querer começar.
  • Acredite! Não precisa de muito tempo. A dose mínima de atividades físicas é de apenas 30 minutos. Se você não pode ou não consegue fazer tudo de uma só vez, acumule em duas sessões de pelo menos 15 minutos por dia.
  • Praticar atividades físicas é uma ótima oportunidade para encontrar pessoas e relaxar. As atividades em grupo é uma boa opção para reencontrar amigos e fortalecer as suas relações interpessoais. Convide um amigo, vizinho, esposa ou esposo, filhos para uma atividade ativa.
  • Pratique atividades físicas junto à natureza descubra as trilhas naturais e experimente os esportes praticados junto à natureza.
  • Exercícios de alongamentos podem ser feitos a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana, no trabalho, em casa, no carro, etc. Alongue-se sempre que tiver oportunidade e também antes e após a prática de atividades físicas.
  • Use as escadas ao invés de elevadores. Troque o jogo de cartas por uma partida de boliche, futebol e voleibol.
  • Faça você mesmo serviços domésticos como: capinar, cortar grama, lavar o carro e as calçadas.
  • Esteja sempre hidratado, bebendo água antes, durante e após a prática de atividades físicas. Lembre-se! Quanto mais intensa for a atividade, maior será a transpiração. O organismo perde água e sais minerais, necessitando a reposição de líquidos.
  • Inclua mais atividades físicas no seu lazer. Comece nesta semana! Lembre-se: as atividades podem ser no lar, no deslocamento (caminhar ou pedalar) e principalmente na forma de exercícios físicos, esportes, danças ou artes marciais.

Você Sabia?

  • Um estilo de vida ativo está associado a maior capacidade de trabalho físico e mental, mais entusiasmo para vida e sensação de bem estar, menos gastos com saúde, menor risco de doenças crônico-degenerativas e mortalidade precoce.
  • Na pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde – Sistema VIGITEL, a freqüência de adultos que relataram praticar atividades físicas de lazer variou entre 10,5% em São Paulo e 21,5% no Distrito Federal. De modo geral, mais homens do que mulheres praticam atividade física no lazer (Ministério da Saúde, 2007).
  • 2/3 das mortes provocadas por doenças que podem ser prevenidas estão relacionadas a três fatores: inatividade física, alimentação inadequada e tabagismo (OMS, 2002).
  • O risco de contrair doença cardiovascular aumenta 1,5 vezes nas pessoas que não fazem atividade física mínima recomendada, no entanto, estima-se que 60% da população global não obedece à recomendação mínima de 30 minutos diários de atividade física de intensidade moderada (OMS, 2002).
  • Cientistas ingleses avaliaram o estilo de vida de 20 mil britânicos com idades entre 45 e 79 anos, nos anos de 1993 e 2006 e descobriram que aquelas pessoas que se exercitavam periodicamente, comiam vegetais e frutas em abundância, não fumavam e consumiam pouco álcool viveram 14 anos a mais. Os que não seguiram esse estilo de vida mais saudável tiveram quatro vezes mais chances de morrer prematuramente, principalmente por problemas de coração e câncer (KHAW et al, 2008).
Tags
Mostrar Mais

Abner Oliveira

Cabo do CBMCE e Mestre em Ciências da Computação

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios